Páginas

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Ambientes Virtuais de Aprendizagem

As tecnologias, como por exemplo (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) expandem as possibilidades de ensino para além do curto e delimitado espaço de presença física de professores e alunos na mesma sade aula. A possibilidade de interação entre professores, alunos, pessoas, objetos e informações que estejam envolvidos no processo de ensino, redefine a dinâmica de sala aula e cria novos vínculos entre os seus participantes. Paradoxalmente, o uso adequado das tecnologias em atividades de ensino a distancia, podem criar laços e aproximações bem mais firmes do que as interações que ocorrem no breve tempo da aula presencial, apesar de isso ser bastante relativo, pois depende do fator humano são pessoas.
Várias experiências apontam que atividades didáticas podem ser tão aborrecidas, com ou sem uso das novas tecnologias. Professores e técnicos começam a compreender que além da fluência no uso da tecnologia digital, é preciso ter formação específica para o uso pedagógico do computador em atividades de ensino, portanto não basta apenas ter, precisa-se ter habilidade para o uso em AVAs.
No AVAs, a flexibilidade da navegação e as formas de comunicação, oferecem aos estudantes a oportunidade de definirem seus próprios caminhos de acesso às informações desejadas, e da desenvolver uma ser autonomia e ser responsável pela sua aprendizagem, afastando-se de modelos massivos de ensino e garantindo aprendizagens personalizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário