Páginas

domingo, 30 de maio de 2010

VIDA BELA

A VIDA É BELA AS VACAS SÃO AMARELAS E TUDO DEPENDE DA FLEXIBILIDADE DO RABO DO JACARÉ

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Ambientes Virtuais de Aprendizagem

As tecnologias, como por exemplo (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) expandem as possibilidades de ensino para além do curto e delimitado espaço de presença física de professores e alunos na mesma sade aula. A possibilidade de interação entre professores, alunos, pessoas, objetos e informações que estejam envolvidos no processo de ensino, redefine a dinâmica de sala aula e cria novos vínculos entre os seus participantes. Paradoxalmente, o uso adequado das tecnologias em atividades de ensino a distancia, podem criar laços e aproximações bem mais firmes do que as interações que ocorrem no breve tempo da aula presencial, apesar de isso ser bastante relativo, pois depende do fator humano são pessoas.
Várias experiências apontam que atividades didáticas podem ser tão aborrecidas, com ou sem uso das novas tecnologias. Professores e técnicos começam a compreender que além da fluência no uso da tecnologia digital, é preciso ter formação específica para o uso pedagógico do computador em atividades de ensino, portanto não basta apenas ter, precisa-se ter habilidade para o uso em AVAs.
No AVAs, a flexibilidade da navegação e as formas de comunicação, oferecem aos estudantes a oportunidade de definirem seus próprios caminhos de acesso às informações desejadas, e da desenvolver uma ser autonomia e ser responsável pela sua aprendizagem, afastando-se de modelos massivos de ensino e garantindo aprendizagens personalizadas.

domingo, 23 de maio de 2010

INTERNET E INCLUSÃO: OTIMISMOS EXARCEBADOS E LUCIDEZ PEDAGÓGICA

Quando se fala em inclusão digital não se refere ao fato de ter acesso ou contato com computadores, no meu ponto de vista é necessário desenvolver um conhecimento básico da Ciência Informática, e a estrutura de desenvolvimento dos meios de comunicação vem ganhando cada tempo que passa grande expansão. No texto os modelos apontador por Biernatzki (2001): o idealista e o estratégico refletem bem a situação atual da inclusão digital. De certo modo nunca a tecnologia ficou bastante acessível, do ponto de vista idealista onde todos e qualquer pessoa tem acesso fácil a todos os serviços eletrônicos só que também temos que levar em consideração que há um limite, e essa restrição é evidente, pois grandes corporações impõem esses limites não é muito diferente do nascimento da Internet que a principio era usa pelo exército com estratégia de comunicação. No entanto o governo deve desenvolver mais políticas que contemplem o livre acesso á informação para a formação do cidadão. Sem dúvida que o uso da tecnologia tem seus pontos positivos e isso deve reconhecer, mas devemos ter cautela quanto a sua democratização e facilidade não devemos ser otimista ao extremo, pois como mencionei há restrição aí entra o fato de analisarmos essa situação com lucidez pedagógica. Em relação às políticas públicas o governo tem feito a sua contribuição na inclusão digital embora que um tanto tímidas como, por exemplo, podemos citar às contribuições do MEC, ampliando e dando muito incentivo a projetos de EAD (Educação a Distância).

domingo, 16 de maio de 2010

A SOCIEDADE ATUAL E AS DEMANDAS PARA OS PROFESSORES: DEFININDO A PRIMEIRA LINGUAGEM

É evidente que a aprendizagem docente deve ser continua ainda mais que é exigido desse profissional novos saberes com a informática na educação. O professor é responsável por sua formação continuada levando em consideração sua preparação antes, durante e depois do exercício da profissão. Isso é uma verdade que no cotidiano o professor se depara com situações que irão levá-lo a novas aprendizagens relacionadas a seu oficio. Diante desse novo cenário da sociedade atual: a era da informática é imprecinível que o professor desenvolva novas competências, ele não deve se fazaer alheio às essas demandas, pois o próprio ambeinte traça o perfil desse profissioanl hoje em dia. Considerei interessante as "competências docentes desejadas" citadas por Torres (1999):
  • Abrir-se á incorporação e ao manejo das novas tecnologias tanto para fins de ensino em sala de aula como fora dela para sua própria aprendizagem contínua;
  • Informar-se regularmente através dos meios de comunicação e outras fontes de conhecimento a fim de compreender os grandes temas e problemas que se estabelecem no mundo contemporâneo.
  • Preparar seus alunos para selecionar e utulizar criticamente a informação proporcionada pelos meios de comunicação de massa; Essa última eu gostei bastante pois o professor deve despertar no aluno esse senso crítico, esse questionamento das informações, essa atitude leva a reflexão e á formação do conhecimento.

domingo, 9 de maio de 2010

De Tecnologias da Informação e Comunicação a Recursos Educativos

A grande questão não é ter acesso as tecnologias da informação não significa muita coisa a grande importància reside em na habilidade e saber de converter essas informações em conhecimento. O uso das TIC não são difrerente no apecto da educação no que tange o resto do sistema social e isso é verdade, porque as crianças de hoje já nascem num ambiente altamente digital e estão envolvidas nesse sistema audivisual e digital dessa maneira os profissionais da educação viram que seria muito vantajoso inserir as TIC como recursos educacionais para mlhorar a educação e o processo ensino-aprendizagem e a grande dificuldade seria descentralizar a figura do professor no método de esino tradicional e aquação da estrutura da escola.

domingo, 2 de maio de 2010

SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

O TEXTO FALA DO PROCESSO HISTÓRICO DAS TRANFORMAÇÕES QUE VEM ACONTECENDO DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES E NA SOCIEDADE GRAÇAS AO USO DAS TIC QUE DETERMINA NOVOS VALORES, MODO DE PENSAR, FAZER, SER E DE SE ORGANIZAR. UMA COISA INTERESSANTE É QUE O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO VEM ACONTECENDO DESDE O RENASCIMENTO E AS GRANDES NAVEGAÇÕES, A TENTATIVA DE UNIFICAR O MUNDO, E QUE GANHOU MAIORES PROPORÇÕES COM O ADVENTO DA INTERNET ONDE TEMOS ACESSO A UMA GAMA DE INFORMAÇÕES.
UM OUTRO PONTO É A DIFICULDADE NOS DIAS ATUAIS NO QUE SE REFERE A GESTÃO DO CONHECIMENTO APENAS COM BASE NOS CINCO SENTIDOS.